sábado, 8 de março de 2014

UFPR 2014/2015 - Lista de obras literárias.


Lista de obras literárias indicadas para as questões de Literatura Brasileira
  • As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário;
  • Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária;
  • Recomenda-se a leitura das obras integrais;
  • O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam;
  • Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra;
  • Os candidatos poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independente da editora.

Universidades que usam ENEM 2014 como Vestibular

Os estudantes sabem que o ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio é usado como principal seleção para se entrar na Universidade no Brasil, seja diretamente ou através de vários programas de incentivo ao ingresso ao ensino superior. Confira a seguir as universidades que aceitam o ENEM como vestibular
No caso do ENEM este deve ser feito anualmente tanto para quem está concluindo o ensino médio como para quem já terminou. Lembrando que para quem deseja entrar em uma determinado curso e este é disputado, sua nota no ENEM 2014 precisa ser elevada. Lembrando também que em qualquer caso, o participante do ENEM não pderá zerar sua nota na redação, pois será praticamente desclassificado das seleções.
Primeiramente, o candidato que tem este sonho da faculdade deve verificar se a faculdade em que deseja cursar usa o ENEM como forma de seleção ou se esta utiliza de vestibular próprio. A seguir vamos listar as universidades que usam o ENEM como Vestibular por regiões do Brasil.
Na região Norte, as Universidades que utilizam o ENEM como forma de seleção são: UFAM (utiliza 50% das vagas do ENEM/SISU), UFAC, todas as suas vagas ela utiliza o ENEM/SISU; Unifab (metade das vagas pelo SISU e outra metade pelo ENEM), UFPA (todas as vagas pelo ENEM e 20% pelo SISU), UFOPA (todas as vagas ENEM e não utiliza SISU), UFRA (todas vagas ENEM/SISU), UNifesspa (todas vagas ENEM, algumas SISU), UFRR, UNIR, UFT, entre outras.
Na região nordeste, as universidades que utilizam o ENEM no vestibular são: UFAL, UFC, UFBA, UFRB, UFPB, UFMA, UFPE, UFRPE, UFRN, UFS, UNEB, UESB, UESC, UEFB, UPE, entre outras. Demais detalhes de como elas fazem uso do ENEM acesse o site das instituições.
Na região centro-oeste, as universidades que usa a nota do ENEM como forma de seleção são: UNB, UFG, UFMS, UEMS, IFG, IF Goiano, IFMS, entre outras.
Na região sudeste as universidades que utilizam o ENEM como forma de seleção são: UFMG, UFJF, Unifal, Unifei, UFSJ, UFTM, UFV, UFVJM, UniRio, UFF, UERJ, UFRRJ, UENF,  UNESP, Unicamp, IFES,  IF Sudeste MG,  IFSuldeMinas, IFMG, IFTM,  ENCE, entre outras universidades.
Na região sul a lista de Universidades que utilizam o ENEM como forma se seleção são: UFPR, Unila, UFRGS, UFSM, UFSC, UFFS, UEL, UENP, Unicentro, UERGS, IFPR, IFC, If-Farroupilha, IFRS, entre outras.
Para quem tem dúvidas como as determinadas universidades utilizam o ENEM em suas seleções, a lista completa das universidades, entre outras informações deve consultar tanto o site do ENEM como também o site da Universidade que deseja se candidatar.

4ª. Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro."


O lançamento nacional acontece em São Paulo (SP), no dia 24 de fevereiro, mas os educadores de todo o Brasil já podem se preparar e dar início ao planejamento para a 4ª. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O calendário com as datas, prazos e períodos para todas as atividades já está disponível aqui na Comunidade Virtual. Ele pode ser baixado, impresso e afixado em lugar que facilite a consulta.
As principais datas estão destacadas, trazendo informações básicas. A partir do lançamento, em 24 de fevereiro, as inscrições de professores e as adesões de Estados e municípios poderão ser realizadas unicamente via Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, o Portal da Olimpíada (www.escrevendo.cenpec.org.br), até o dia 30 de abril.
As oficinas com os alunos podem ser realizadas logo no início do ano letivo e ser incluídas no planejamento do professor. A metodologia da Olimpíada segue todos os parâmetros curriculares oficiais de língua portuguesa. A recomendação é que as oficinas sejam concluídas ao final do primeiro semestre letivo, incluindo todas as atividades em sala de aula, criação dos textos, releituras e reescritas. O texto - ou textos, se a escola participa com mais de um gênero - deve ser enviado até a data limite de 15 de agosto, também exclusivamente via Comunidade Virtual.
A partir de 18 de agosto até 12 de setembro, as comissões julgadoras municipais devem se reunir e enviar os textos selecionados no município, um para cada gênero do qual participam.
A partir das próximas semanas, até o final da Olimpíada 2014, a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, o Portal da Olimpíada, irá publicar informações sobre os prazos e as atividades em andamento.


http://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1550:o-calendario-da-olimpiada-2014&catid=12:olimpiada&Itemid=14