segunda-feira, 23 de setembro de 2013

COMO AS PESSOAS LEEM AS PALAVRAS

Uma das mais respeitadas e importantes cientistas no mundo, no que diz respeito à aprendizagem e ensino de leitura é, sem dúvidas, a Profa. Dra. Linnea C. Ehri da City University of New York (CUNY).  Ehri tem feito pesquisas há mais de 40 anos sobre como as pessoas aprendem a ler e a escrever. Abaixo irei descrever 4 modos (maneiras ou estratégias) para ler palavras que Ehri costuma enfatizar em seus artigos.

Predição: A predição talvez seja uma das primeiras formas de se ler palavras. As crianças, ainda muito cedo, olham uma palavra associada a uma figura e adivinham (predizem) seu significado. No entanto, não é só por predição associada a uma imagem que se pode ler palavras por predição, veja abaixo dois exemplos:
·         No hospital trabalham muitos médicos e en...
·         Eu adoro comer bolo de morango, mas não gosto de bolo de cho...
Veja só, aposto que você adivinhou que as palavras que faltam são “enfermeiros” e “chocolate”, e adivinhou apenas pelo começo de cada palavra e pelo contexto. Assim, a predição pode ser usada a partir de ilustrações, contexto ou até mesmo partes das palavras.

Analogia: Outro jeito de ler palavras é por analogia. Nesse caso, a leitura é possibilitada porque o leitor já conhece alguns pedaços da palavra como o começo (ataque) ou o final  (rima). Esses pedaços que foram aprendidos para uma determinada palavra podem ser utilizados para a leitura de palavras novas.
·         Ex.1: pedra, pedreira, Pedro, pedregulho, pedraria, apredrejar
·         Ex.2: João, pão, melão, balão, coração.

Decodificação: Talvez o principal e mais importante modo de ler palavras é a decodificação, ou seja, decodificar (transformar) as menores unidades gráficas (visuais) que são as letras em seus respectivos sons (os fonemas).  Assim, quando uma palavra é nova ou sua leitura é mais difícil (não-familiar), normalmente recorremos a decodificação para ler a palavra. Todas as crianças que estão aprendendo a ler devem aprender a decodificar. No começo da aprendizagem da leitura é normal que as crianças leiam “B – a- ba – na – na....Ba..nana... Banana”. Isso não significa que a criança lerá assim para sempre, mas sim que ela vai aos poucos automatizando a leitura,  como uma criança que começa engatinhando e aos poucos aprende a andar e a correr.  No entanto, mesmo depois de automatizada a leitura, nós ainda continuamos a usar a decodificação para ler palavras novas como, por exemplo, você deverá fazer agora ao tentar ler a palavra “Hipopotomonstrosesquipedaliofobia”, que ironicamente significa “medo de palavras grandes”. Como você provavelmente não conhecia essa palavra deve ter decodificado as unidades menores como as sílabas para ler, portanto, usando a decodificação.  Lembre-se que não é porque você aprendeu a correr que deixou de saber como engatinhar.

Reconhecimento Automatizado (sight words) – Esse modo de leitura de palavras é chamado por Ehri de reconhecimento automatizado e recebe esse nome, pois quando as palavras são lidas, nós armazenamos na memória as grafias das palavras (letras) associadas aos sons da pronúncia tornando a leitura dessa palavra mais fácil e instantânea. Esse é o ponto central da teoria de fases de Ehri que irei apresentar em outro artigo. Essa automatização da leitura permite que as pessoas se concentrem mais nos significados do que na decodificação, mas como eu acabo de ressaltar no item anterior, a decodificação precede esse reconhecimento automatizado.  É preciso que a criança leia várias vezes “B – a- ba – na – na....Ba..nana... Banana”, para que consiga ler “Banana” tão imediatamente quanto você fez agora. 
Espero que você tenha gostado dessas explicações em breve irei apresentar a teoria de fases de Ehri e explanar mais sobre essa temática. Não esqueça de comentar e de curtir o artigo. Até a próxima.



Você também pode se interessar pelo artigo que fala sobre consciência fonêmica que é uma habilidade muito importante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura