quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO

TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
VTD
verbo transitivo direto (não exige preposição)
OD
objeto direto (completa o sentido de um verbo transitivo direto)
VTI
verbo transitivo indireto (exige a preposição)
OI
objeto indireto (completa o sentido de um verbo transitivo indireto)
VTDI
verbo transitivo direto e indireto
CN
complemento nominal (completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio)
VV
vozes verbais
VA
voz ativa: sujeito agente
VPA
voz passiva analítica (verbo ser + particípio)
VPS
voz passiva sintética (com o pronome “se”)
VPR
voz passiva reflexiva (sujeito agente e paciente)


PARA NÃO ESQUECER

Os pronomes
 o, a, os, as deve ser empregados como complemento de verbos transitivos diretos e os pronomes lhe, lhes como complementos de verbos transitivos indiretos:

Quer
 uma mesa nova.
—> Quero-
a.
Quero
 a meus pais.
—> Quero-
lhes.

Paguei
 o empréstimo.
—> Paguei-
o.
Paguei
 ao gerente.
—> Paguei-
lhe.

Convidei
 meus pais.
—> Convidei-
os.
Obedeço
 a meu pai.
—> Obedeço-
lhe
.

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. 
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril

PERÍODO COMPOSTO


As orações podem ser constituídas da seguinte forma:                                                                                      Períodos simples » são aqueles formados por uma só oração.                                                                      Exemplo:                                                                                                                                                      O mar estava calmo. (Aparece apenas um verbo: estava. Logo, período simples).                                             Períodos compostos » são aqueles formados por duas ou mais orações.                                                 Exemplo:                                                                                                                                         A sessão começou calma e terminou agitada. (Aparecem dois verbos: começou e terminou. Logo, período composto).                                                                                                                                               O período composto pode ser classificado em: Coordenação; Subordinação.                                                                         Nessa aula falaremos sobre Período Composto por Subordinação, cujo período é formado por uma oração principal e uma oração subordinada.                                                                                                      As orações subordinadas podem ser: - oração subordinada substantiva, - oração subordinada adjetiva; - oração subordinada adverbial.
ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS e SINDÉTICAS                                                                     O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.                                           Sendo Assim:                                                                                                                                                    - Eu irei  à praia. (Período Simples)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)    
Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação. Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, mas têm ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de:                                                                                                                                                                - Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)                                                     Podemos dizer:                                                                                                                                            1. Estou comprando um protetor solar.
2. Irei à praia.
Separando as duas, vemos que elas são independentes. É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação. Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Assindéticas e Sindéticas.
Coordenadas Assindéticas
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas.                                                                                                                                   Coordenadas Sindéticas
Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

EMPREGO DOS PRONOMES PESSOAIS


                                                                                                                                                
1. Os pronomes pessoais retos ocupam o lugar de sujeitos da oração,enquanto os pessoais oblíquos substituem os objetos diretos ou indiretos. Ex.: Ela irritava-nos com sua maneira de agir.
2. Os oblíquos o, a, os, as são empregados para substituir objetos diretos e acompanham VTD ou VTDI.
Todos condenavam a pobre mulher. = Todos a condenavam.
3. Os oblíquos lhe, lhes são usados para substituir os objetos indiretos e acompanham VTI ou VTDI.
Devo favores ao vizinho. =  Devo-lhe favores.
CONTRAÇÕES PRONOMINAIS
Os pronomes oblíquos me, te, lhe, nos, vos, lhes contraem-se com os oblíquos o, a, os, as, da seguinte forma:
me + o      = mo
me + a      = ma
me + os      = mos
me + as      = mas
te + o        = to
te + a        = ta
te + os        = tos
te + as        = tas
lhe + o      = lho
lhe + a      = lha
lhe + os      = lhos
lhe + as      = lhas
nos + o     = no-lo
nos + a     = no-la
nos + os     = no-los
nos + as      = no-las
vos + o     = vo-lo
vos + a     = vo-la
vos + os     = vo-los
vos + as      = vo-las
lhes + o    = lho
lhes + a    = lha
lhes + os    = lhos
lhes + as     = lhas

COMBINAÇÕES VERBO-PRONOMINAIS
® com os pronomes o, a., os, as pospostos ao verbo, observe que:
1.     as formas verbais terminadas em r, s, z perdem essas letras e o oblíquo precede-se de l ( lo, la(s)):
amar + o = amá-lo ; propôs + o = propô-lo ; refiz + os = refi-los
2.   se a forma verbal terminar em nasal, o oblíquo precede-se de n (no, na, nos, nas):
amam + o = amam-no ; põe + as = põe-nas ; dão + os = dão-nos.
2.     a desinência –mos (1ª pess. pl.) perde o –s final quando seguida de –nos.
     Ex.:  amamo-nos ; damo-nos as mãos.

Dele/ dela  ¹  de ele / de ela
  ® Não deve haver a contração da preposição de com o pronome ele quando este tem valor de sujeito do verbo infinitivo. Observe:
A pasta é dele e nela está o meu caderno.
Em vez de ele usar o próprio caderno, usou o meu.
® O mesmo ocorre se depois da preposição houver artigo determinando substantivo:
Este é o momento de as pessoas se conscientizarem de que a democracia está consolidada em nosso país.