quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pronomes Reflexivos

São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação.
Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto). Por esse motivo são associados aos pronomes pessoais do caso oblíquo, herdando as características desses.
O quadro dos pronomes reflexivos é assim configurado:
- 1ª pessoa do singular (eu): me
- 2ª pessoa do singular (tu): ti
- 3ª pessoa do singular (ele, ela): si, consigo
- 1ª pessoa do plural (nós): nos
- 2ª pessoa do plural (vós): vos
- 3ª pessoa do plural (eles, elas): si, consigo
Com exceção das terceiras pessoas do singular e plural, as demais formas dos pronomes reflexivos repetem as formas do pronome oblíquo átono. Como os pronomes átonos são fracos quanto à acentuação, há determinadas formas e posições fixas para eles na oração.
A forma contraída dos pronomes reflexivo (consigo) é obrigatória na construção dos pronomes de 3ª pessoas do singular e do plural. Essa forma contraída freqüentemente exerce a função de adjunto adverbial de companhia (ex.: Ela veio comigo).

Função da Palavra SE

A palavra SE pode exercer diversas funções dentro da língua portuguesa. Tais funções são as seguintes:

a) Pronome apassivador ou partícula apassivadora

Aparece na formação da voz passiva sintética com verbos transitivo direto, e transitivo direto e indireto; com verbo transitivo apenas indireto, não há possibilidade. Na prática, a frase pode ser transposta para a passiva analítica ( com dois verbos ).
Exemplos
  • Reformam-se móveis velhos. (= Móveis velhos são reformados. )
  • Entregou-se o prêmio ao aluno que obteve a melhor nota. (= O prêmio foi entregue ao aluno que obteve a melhor nota. )

b) Índice de indeterminação do sujeito

Também chamado de pronome impessoalizador, pronome apassivador impessoal ou, ainda, símbolo de indeterminação do sujeito, aparece junto a verbo intransitivo ou transitivo indireto.
Como o nome já diz, quando exerce essa função, a palavra SE indetermina o sujeito da oração. Esse tipo de oração não admite a passagem para a voz passiva analítica e o verbo estará sempre na 3º pessoa do singular.
Exemplos
  • Vive-se bem naquele país.
  • Precisava-se de novas fontes de riquezas.

c) Pronome reflexivo

Usado para indicar que a ação praticada pelo sujeito recai sobre o próprio sujeito ( voz reflexiva). É substituível por: a si mesmo, a si próprio etc.
Exemplo
  • O lenhador machucou-se com a foice. (= machucou a si mesmo)
  • Localize-se no mapa. (= localize a si próprio)

d) Pronome reflexivo recíproco

Usado para indicar que a ação praticada por um dos elementos do sujeito recai sobre o outro elemento do sujeito e vice-versa. Na prática, é substituível por: um ao outro, uns aos outros etc.
Exemplo
  • Pai e filho abraçaram-se emocionados. (= abraçaram um ao outro )
  • Amigo e amiga deram-se as mão afetuosamente. (= deram as mãos um ao outro)

e) Parte integrante do verbo

Há verbos que são essencialmente pronominais, isto é, são sempre apresentados e conjugados com o pronome. Não se deve confundi-los com os verbos reflexivos, que são acidentalmente pronominais. Os verbos essencialmente pronominais geralmente se referem a sentimentos e fenômenos mentais: indignar-se, ufanar-se, atrever-se, admirar-se, lembrar-se, esquecer-se, orgulhar-se arrepender-se, queixar-se, etc.
Exemplo
  • Os atletas queixaram-se do tratamento recebido.
  • Ele não se dignou a entrar.

f) Partícula expletiva ou de realce

O SE é considerado partícula expletiva ou de realce quando ocorre, principalmente, ao lado de verbos intransitivos, de movimento ou que exprimem atitudes da pessoa em relação ao próprio corpo ( ir-se, partir-se, chegar-se, passar-se, rir-se, sentar-se, sorrir-se, etc. ), em construções em que o SE não apresenta nenhuma função essencial para a compreensão da mensagem. Trata-se de um recurso estilístico, um reforço de expressão.
Exemplos
  • Acabou-se a confiança no próximo.
  • Lá se vai mais um caminhão de verduras.

g) A conjunção SE

Atuando como conjunção, o SE sempre introduz oração subordinada.

- Conjunção subordinativa integrante

Inicia orações subordinadas substantivas ( subjetiva, objetiva direta, etc.).
Exemplos
  • Ninguém sabe se ele venceu a partida.
  • Não sei se tudo isso vale a pena.

O VERBO "SUICIDAR-SE" É UM PLEONASMO?

O verbo "suicidar-se" vem do latim sui ("a si" = pronome reflexivo) + cida (= que mata). Isso significa que "suicidar" já é "matar a si mesmo". Dispensaria, dessa forma, a repetição causada pelo uso do pronome reflexivo "se".
É importante lembrar que as palavras terminadas pelo elemento latino "cida" apresentam essa idéia de "matar": formicida - que mata formigas; inseticida - que mata insetos; homicida - que mata homens.
Voltando ao verbo "suicidar-se", se observarmos o uso contemporâneo deste verbo, não restará dúvida: ninguém diz "ele suicida" ou "eles suicidaram". O uso do pronome reflexivo "se" junto ao verbo está mais que consagrado em nosso idioma. É, na verdade, um pleonasmo irreversível.
O verbo "suicidar-se" hoje é tão pronominal quanto os verbos "arrepender-se", "esforçar-se", "dignar-se".
Diferente é o caso do verbo "autocontrolar-se". O prefixo auto vem do grego e significa "a si mesmo". Existe o substantivo "autocontrole" (= controle de si mesmo"), mas não há registro do verbo "autocontrolar-se". Se você quer "controlar a si mesmo", basta "controlar-se".
É interessante, porém, saber que os nossos dicionários registram "autocriticar-se", "autodefender-se", "autodefinir-se", "autodenominar-se", "autodestruir-se", "autodisciplinar-se", "autoenganar-se", "autogovernar-se"...
Numa história que é contada pelo grande ator, compositor, escritor, poeta, Mário Lago, do seu livro 16 linhas cravadas , entre outras histórias, encontra-se a do professor de português que se mata ao descobrir a traição de sua amada esposa Adélia. Deixou escrito na sua mensagem de despedida:
"Adélia suicidou-me". 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O ENSINO DA GRAMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Richter afirma que o ensino da gramática traz diversos benefícios ao aluno. Segundo ele,
sabe-se hoje que o ensino da gramática beneficia especialmente a produção planejada, apresentando pouco efeito na produção espontânea do aluno. Isto significa que a gramática contribui decisivamente para o aluno escrever melhor, embora apresente influência pequena na expressão oral deste. (...) o sucesso do ensino da gramática parece estar estreitamente relacionado ao estágio de desenvolvimento lingüístico em que o aluno se encontra.  (2000, p.18-19)

Portanto, o ensino da gramática deve seguir a seqüência natural de aquisição. Não adianta ensinar algo muito complexo para uma criança que ainda não está suficientemente "madura" para entender, isto é, é necessário acompanhar os alunos dentro da rota do português escrito. Nessa etapa, o input (agir sobre uma mensagem para verificar o que entendeu sobre determinado assunto) poderá ser mais sofisticado, porém, o output (através da negociação de sentidos, o aluno poderá produzir uma nova mensagem sobre o que realmente entendeu) não poderá ser muito exigido do aluno.
Entende-se por aquisição da linguagem a internalização de formas, regras, determinados mecanismos sintáticos de tal maneira que os falantes consigam produzir algo de maneira fluente como, por exemplo, fazer automaticamente uma tarefa de leitura e produção de textos. Uma regra ou habilidade comunicativa está adquirida quando o aluno faz uso dela instintivamente.
Portanto, a eficácia no ensino da gramática depende de uma prática lingüística constante ao longo da vida, com boas práticas dos professores de línguas. Esses devem ensinar a gramática com feedback e assistência, tendo o cuidado quando vão escolher como, quando e com que objetivos focalizar a forma, ou seja, deveriam focalizar com mais intensidade o que o aluno apresenta de mais problemático no momento. O ensino da gramática oferece mais resultados quando o nível de desenvolvimento em que o aluno está é compatível com as formas que estão sendo trabalhadas. Assim o aluno poderá assimilar os itens lingüísticos que estão sendo ensinados, por exemplo, por meio da Investigação-Ação Educacional em sala de aula.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ortografia: escrever corretamente é um dom ou depende do ensino nas escolas? Silvia P. Ruschel, Maria Alice Fontes P. Novaes

Qual de nós nunca teve dúvidas a respeito de como escrever determinada palavra?
Sempre lembramos das mais usuais e freqüentes da língua, porém, muitas vezes, grafar palavras como “exceção”, “carroceria”, ou “aterrizagem” pode nos forçar a pensar sobre as normas da Língua Portuguesa, visto que não lembramos de imediato como escrevê-las. Para a criança,  que tem menos tempo de contato com a língua escrita, menor repertório lingüístico e vocabulário, essa tarefa é mais árdua ainda, pois implica em perceber fundamentalmente que na Língua Portuguesa não há, muitas vezes, uma relação unívoca entre a letra e o som. Ou seja, uma letra pode representar diferentes sons, e um som pode ser representado por diferentes letras. Como por exemplo:
-som /z/ pode ser escrito por diferentes letras, como “x” (exemplo), “s” (casa), “z” (zebra);
-letra X pode representar diferentes sons (som sss, som zzz, som ch, som cs).

O que é a ortografia e como vem sendo abordada pelas escolas?
A ortografia diz respeito à escrita correta das palavras. Nos anos 70, acreditávamos que os problemas de leitura e escrita, incluindo as dificuldades ortográficas, eram decorrentes de alterações de funções psiconeurológicas que incluem, basicamente, os aspectos perceptuais auditivos, visuais e motores.
Felizmente, no início da década de 80, com o advento da teoria piagetiana e com as descobertas de Ferreiro e Teberosky (1979), abriu-se um leque com novas perspectivas para compreender o processo de alfabetização. Estes estudos mostraram-nos, em síntese, que a escrita não é uma transcrição fonética da fala, mas que pode ser vista como uma representação simbólica da mesma. Além disso, que as crianças são aprendizes ativos, portanto, constroem o seu conhecimento, incluindo aqui, o conhecimento a respeito da norma ortográfica. Porém, construir o conhecimento não significa que ortografia não deva ser ensinada.
Atualmente, observamos um panorama confuso na educação oscilando entre uma supervalorização dos exercícios com cópia de palavras, listas para memorização e aplicação de ditados (que não ensinam, mas sim verificam a ortografia), estratégias utilizadas em demasia na escola tradicional ou, em outro extremo, a falta de sistematização com a ortografia, ou mesmo o abandono desse trabalho. Há ainda uma situação pior: a escola não sabe como ensinar (e se deve ensinar), mas cobra a escrita ortográfica de seus alunos.

Escrever corretamente significa que a criança não pode errar?
Partindo do princípio de que a escrita é uma representação simbólica e que as crianças constroem seu conhecimento, o erro passa a ser visto como construtivo, ou seja, necessário para que a aprendizagem ocorra. Os erros são vistos como “etapas de apropriação”, podendo, inclusive, a “produção escrita da criança ser um indício do quanto ela conseguiu se apropriar do sistema ortográfico” (Zorzi, 1998, p.20).

Quando começar a ensinar a ortografia?
O professor pode começar a pensar no ensino sistemático da ortografia desde que seus alunos já tenham alcançado a hipótese alfabética e comecem a fazer questionamentos: “Por que chave se escreve com ch e xícara é com x?”, “Como se escreve passado?”, “Eu imaginava que exemplo se escrevia com Z, mas não é? Por quê?”. Esses e outros infinitos questionamentos demonstram que a criança já compreendeu, ao menos em parte, a complexidade da língua.

Como avaliar as falhas ortográficas?
Os instrumentos e estratégias utilizados para avaliar os erros ortográficos podem incluir a análise do material escolar da criança, a elaboração de produções de texto, bem como alguns ditados, como ditado de pequenos textos, ditado específico para trocas sonoras/surdas (p/b, t/d, f/v, c/g, ch/j) além de um Ditado Balanceado (Moojen, 1985).
A partir desses materiais o ideal é o professor organizar as falhas ortográficas dos seus alunos classificando tais erros, visto que o trabalho a ser desenvolvido e as técnicas utilizadas irão depender do tipo de erros e freqüência com que são cometidos, em geral, partindo daqueles que são mais primitivos, até alcançar os mais complexos. 
Obs: para ver categorias de classificação dos erros e sugestão de atividades ver bibliografia ao final.

Até quando podemos considerar que os erros fazem parte do processo normal de aprendizagem da escrita?
Mesmo que a escola com o auxílio da família desenvolva o trabalho com a ortografia de forma sistemática não podemos deixar de considerar que seus resultados podem ser bastante heterogêneos. Alguns indivíduos podem realmente ter um dom, ou uma habilidade lingüística melhor desenvolvidos, enquanto outros necessitarão de muito esforço para escrever corretamente, mas, nos dois casos, escrever corretamente dependerá do ensino na escola.
Para verificar como está se dando a apropriação do sistema ortográfico é necessário seguir um folow up do aluno, assim, a quantidade de tipos de erros que a criança apresenta, bem como a freqüência dos mesmos deve ir diminuindo à medida em que a escolaridade evolui. Caso isso não esteja ocorrendo, o professor pode estar diante de um caso que, juntamente com outros elementos, justificariam o encaminhamento de tal criança a uma avaliação especializada com fonoaudiólogo e/ou psicopedagogo para a realização de diagnóstico mais aprofundado, como por exemplo, de um Transtorno de Leitura e Escrita.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de leitura:

Informativa e de reconhecimento;

Interpretativa.

A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se informações e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretação grife palavras-chave, passagens importantes; tente ligar uma palavra à idéia-central de cada parágrafo.

A última fase de interpretação concentra-se nas perguntas e opções de respostas. Marque palavras com NÃO, EXCETO, RESPECTIVAMENTE, etc, pois fazem diferença na escolha adequada.

Retorne ao texto mesmo que pareça ser perda de tempo. Leia a frase anterior e posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor.

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E IDÉIA CENTRAL

Um texto para ser compreendido deve apresentar idéias seletas e organizadas, através dos parágrafos que é composto pela idéia central, argumentação e/ou desenvolvimento e a conclusão do texto.

Podemos desenvolver um parágrafo de várias formas:

Declaração inicial;

Definição;

Divisão;

Alusão histórica.

Serve para dividir o texto em pontos menores, tendo em vista os diversos enfoques. Convencionalmente, o parágrafo é indicado através da mudança de linha e um espaçamento da margem esquerda.

Uma das partes bem distintas do parágrafo é o tópico frasal, ou seja, a idéia central extraída de maneira clara e resumida.

Atentando-se para a idéia principal de cada parágrafo, asseguramos um caminho que nos levará à compreensão do texto.

OS TIPOS DE TEXTO

Basicamente existem três tipos de texto:

Texto narrativo;

Texto descritivo;

Texto dissertativo.

Cada um desses textos possui características próprias de construção.

DESCRIÇÃO

Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingüísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.

Há duas descrições:

Descrição denotativa

Descrição conotativa.

DESCRIÇÃO DENOTATIVA
Quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição do dicionário.

Exemplo:

Saímos do campus universitário às 14 horas com destino ao agreste pernambucano. À esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. À direita o término da construção de um novo centro tecnológico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos várias formas de relevo e vegetação.

No início da viagem observamos uma típica agricultura de subsistência bem à margem da BR-232. Isso provavelmente facilitará o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuição de alimentos a CEAGEPE.

DESCRIÇÃO CONOTATIVA

Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência.

Exemplo:

João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.

Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansável, no céu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pássaros felizes cantarolavam pelo ar.

NARRAÇÃO

Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.

A narração  difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.

O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:

Quem participa nos acontecimentos? (personagens);

O que acontece? (enredo);

Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).

Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos:

O quê? - Fato narrado;

Quem? – personagem principal e o anti-herói;

Como? – o modo que os fatos aconteceram;

Quando? – o tempo dos acontecimentos;

Onde? – local onde se desenrolou o acontecimento;

Por quê? – a razão, motivo do fato;

Por isso: - a conseqüência dos fatos.

No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens.

Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo.

A seguir um exemplo de texto narrativo:

Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Camborá entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.

(Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo)

A relação verbal emissor – receptor efetiva-se por intermédio do que chamamos  discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo.

Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se que é narrador-personagem. Isto constitui o foco narrativo da 1ª pessoa.

Exemplo:

Parei para conversar com o meu compadre que há muito não falava. Eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei:

- Compadre por que tanta tristeza?

Ele me respondeu:

- Compadre minha senhora morreu há pouco tempo. Por isso, estou tão triste.

Há tanto tempo sem nos falarmos e justamente num momento tão triste nos encontramos. Terá sido o destino?

Já o narrador-observador é aquele que serve de intermediário entre o fato e o leitor. É o foco narrativo de 3ª pessoa.

Exemplo:

O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitória, quando de repente o juiz apitou uma penalidade máxima.

O técnico chamou Neco para bater o pênalti, já que ele era considerado o melhor batedor do time.

Neco dirigiu-se até a marca do pênalti e bateu com grande perfeição. O goleiro não teve chance. O estádio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida.

Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

FORMAS DE DISCURSO

Discurso direto;

Discurso indireto;

Discurso indireto livre.

DISCURSO DIRETO

É aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa.

Podemos enumerar algumas características do discurso direto:

- Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;

- Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e vírgula.

Exemplo:

O juiz disse:

- O réu é inocente.

DISCURSO INDIRETO

É aquele reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa.

No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e usamos conjunções: que, se, como, etc.

Exemplo:

O juiz disse que o réu era inocente.

DISCURSO INDIRETO LIVRE

É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e assindéticas.

Exemplo:

Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando”. (Graciliano Ramos).