quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Gramática na aula de Português (Profa. Eliana M. M. Mello)

 A Gramática na aula de Português.

“A Profa. Eliana M. M. Mello em seu artigo discute quando os professores trabalham os conteúdos gramaticais, o que e como trabalham. Descreve a prática de sete professores de português que, à época da pesquisa, possuíam curso de Pós-graduação (especialização) e que afirmaram trabalhar dentro da proposta apresentada pelo Programa Curricular Mínimo do Estado de Goiás. Este propõe que a gramática deve ser compreendida como uma prática de reflexão sobre a língua e seus usos, necessária para a instrumentalização dos alunos na leitura e na produção de textos.
"Quanto à forma de trabalhar a gramática na escola, parece oportuno enfatizar a necessidade de uma mudança radical. O estudo gramatical deveria ser transformado de um trabalho mecânico, teórico e estéril em um processo de reflexão que levasse a melhor compreensão de fatos lingüísticos encontrados no texto. Para que essa compreensão seja obtida é necessário, certamente, que o estudo gramatical seja feito através de uma metodologia nascida da própria natureza da língua.” (SEECD-PCN - Português, 1a. a 8a. séries, 1992:55)
Apesar dos professores trabalharem diversos conteúdos (gramática, interpretação de textos, redação), a gramática normativa ainda é prioridade nas aulas de Português.
Além de participar de planejamentos nas escolas municipais e acompanhar mais de perto o trabalho dos professores, também aplicou um questionário que constatou que a maioria dos professores tem muita dificuldade com o ensino da gramática, e quando lhes perguntado que curso gostariam de fazer, a grande maioria faria um curso de gramática...”
            Portanto tenho certeza que é pertinente citar este trecho do artigo da Profa. Eliana aqui, pois este deve ser o caráter que os alunos dos cursos de graduação em Língua Portuguesa devem ter quanto ao ensino e prática de sala de aula.

DICAS SOBRE SUBSTANTIVOS II


2º DESAFIOEste assunto é meio teórico, mas como, muitas vezes, aparece em programas de concursos, vale a pena o desafio e as dicas. Venha! Vamos estudar!
CERTO/ERRADO
Julgue C (certo) ou E (errado) os itens de cada um dos exercícios desta aula. Leia os comentários com atenção para que você possa fazer uma boa revisão do assunto proposto.
a.( ) Em  pelo artigo, esse fato gramatical ocorre com todos os substantivos invariáveis.
b.( ) classificado como
c.( ) Em algumas religiões, mulheres já ocupam o cargo de bispo, que era exclusivo dos homens.
Nesses casos, devemos usar o tratamento formal:
"A jacaré põe os ovos, mas é o macho que os choca", o gênero do substantivo foi indicado"Muito vaidosa, julgava-se a sósia de Júlia Robert." Nessa frase o substantivo sósia écomum-de-dois, porque tem só uma forma para os dois gêneros.Reverendíssima Bispa...
 

d. ( ) substantivos são
"A jornalista fotografou detalhadamente a anta", pode-se dizer que nessa frase todos osuniformes.
RESPOSTAS & COMENTÁRIOS
a.  um só gênero, masculino ou feminino, que designam ambos os sexos da espécie de um animal.
Sendo necessário particularizar o sexo, recorre-se aos adjetivos
L Errado. Correção: –O jacaré fêmea... — þObs.: Chamam-se epicenos os substantivos demacho e fêmea. Exemplos:
a águia, a cobra, a onça, o jacaré, o tatu, o gavião, o besouro, o tico-tico...
b.  L Errado. Correção: –... julgava-se o sósia de Júlia Roberts. — þObs.: Trata-se de  substantivo sobrecomum  masculinos ou femininos, designam seres de ambos os sexos.cônjuge, o guia, o ídolo, o sósia, a mascote, a pessoa, a criança, a vítima, a testemunha uma vez que não admite flexão do artigo; esses substantivos, Exemplos: o carrasco, o...
Substantivo comum-de-dois  a flexão do artigo para indicar o sexo do ser a que se refere.  artista, o/a colega, o/a cliente, o/a jornalista, o/a pianista... tem, também, uma só forma para ambos os gêneros, mas admiteExemplos: o/a agente, o/a 
c. indicar o feminino sofrem a flexão  vocábulo. (arará), frei (sóror), genro (nora), javali (gironda), rinoceronte (abada), zangão (abelha)... L Errado. Correção: – Reverendíssima Episcopisa... — þ Obs.: Alguns substantivos paraheteronímica, isto é, o feminino é representado por outroExemplos: bispo (episcopisa), cavaleiro (amazona), cavalheiro (dama), cupim
d. uniforme J Certo. O/a jornalista... a anta macho/fêmea...— þObs.: A classificação de substantivoé dada aos substantivos epicenos, sobrecomuns e comuns-de-dois.

Fiquem atentos, teremos mais aulas sobre o assunto.
Prof. Kito Lima

DICAS SOBRE SUBSTANTIVOS I

Este assunto é meio teórico, mas como, muitas vezes, aparece em programas de concursos, vale a pena o desafio e as dicas. Venha! Vamos estudar!
CERTO/ERRADO
Julgue C (certo) ou E (errado) os itens de cada um dos exercícios desta aula. Leia
os comentários com atenção para que você possa fazer uma boa revisão do assunto proposto.
1º DESAFIO
a.( ) Em "A viagem foi muito boa", assinalou-se um substantivo concreto.
b.( ) "Lá, um lobisomem vagueia nas noites de sexta-feira." Nessa frase o vocábulo assinalado
deve ser classificado como substantivo comum, concreto e composto.
c.( ) No período "A luta pela posse da terra virou política e demagogia", há apenas um substantivo concreto.
d.( ) Em "Uma girândola causou vítimas na festa do Ano-Novo", o nome assinalado significa 'rodagigante' e, morfologicamente, é substantivo comum, concreto e derivado.
RESPOSTAS & COMENTÁRIOS
a) L Errado. Correção: –viagem (substantivo abstrato). — þObs.: Concretos são os
substantivos que designam os seres (coisas) reais ou imaginários com existência própria
(casa, pessoa, galo, clima, saci, fantasma, etc.); os abstratos designam ações, sentimentos,
sensações, conceitos, cujas existências dependem de outros seres (viagem, fuga, tristeza, dor,
calor, moral, etc.).
b) J Certo. Substantivo comum (nome comum a todos os seres da mesma espécie). Concreto
(nome de seres reais ou imaginários). Composto (nome formado por mais de um elemento:
lobo + homem ð lobisomem).
c) J Certo. luta, posse, política e demagogia, são substantivos abstratos; terra, porém, é
substantivo concreto.
d) L Errado. Correção: – girândola (roda ou travessão em que se reúnem fogos para que
subam e estourem simultaneamente). É, portanto, o coletivo de fogos de artifício.

Fiquem atentos, teremos mais aulas sobre o assunto.
Prof. Kito Lima